O Escárnio

Imprimir
PDF
Quantas pessoas se colocam em situações hilariantes, à custa de escárnio a irmãos em humanidade.

Cada vez que escarnecemos de alguém direcionamos uma energia deletéria, que pode ser assimilada ou não por aquele que nos serve de alvo.

Não pensemos que nos furtaremos de arcar com as consequências do mal que causarmos ao próximo, com o escárnio desmedido.

O escárnio irresponsável caracteriza-se pela falta de aprimoramento espiritual. Demonstra a falta de compreensão da máxima do Cristo: “amai o teu próximo como a ti mesmo”.

Muitas vezes utilizamos do escárnio como arma de vingança, por não termos coragem de tomar atitudes diretas para com aquele que temos como inimigo. A falta de coragem faz muitas vezes com que usemos do escárnio malicioso para denegrir a imagem do próximo.

Tenhamos, acima de tudo, a consciência de que devemos perdoar as ofensas que nos são feitas, como o Pai Celestial nos perdoa diariamente a tantas que lhe fazemos.

Respeitemos o caráter e as limitações de cada um, lembrando sempre que, se somos portadores de alguma cultura hoje, fomos sem dúvida ignorantes em vidas pretéritas.

Sendo assim, não escarneçamos daquilo que fomos no passado.

Miguel Delavini

(Mensagem psicografada por Paulo Guedes)